terça-feira, 3 de setembro de 2013

Gato idoso 

Já desde a antiguidade o gato doméstico (Felis catus),tem sido uma ótima companhia para os amantes destes pequenos felinos. Os gatos são animais tranquilos, carinhosos e apesar de terem vida longa, requerem cuidado e atenção redobrada quando se trata de um gato idoso.
O tempo de vida média de um gato pode variar de 14 a 17 anos, mas ha casos de gatos que viveram até 30 anos de idade. A longevidade do pequeno felino depende muito do cuidado com sua saúde, já que o gato idoso apresenta não só comportamento diferente do animal jovem, mas também, sua saúde e disposição são muito
comprometidas.
Uma alimentação adequada, local apropriado para o descanso do gato idoso e visita periódica ao veterinário são fatores que contribuem para o bem estar do animal que além dos problemas de visão, audição que podem acompanhar a velhice, não obrigatoriamente, costuma sofrer de problemas de saúde que requerem cuidado e atenção.
O gato idoso por não apresentar vigor de um gato jovem, irá necessitar de mais horas de sono, ficará um pouco mais indisposto. Procure deixa-lo em um local que não haja muito barulho e que ele possa descansar, de preferência uma cama em local de fácil acesso, evitando lugares altos, para que possa dormir e se aquecer melhor.
Alguns objetos e acessórios devem ser evitados pois pode incomodá-lo. Arranhadores podem ser deixados a disposição do gato, embora seu uso possa ser menos frequente na velhice.
Brinquedos muito duros, barulhentos ou acessórios usados em alguns animais, como enfeites, catnips e afins não são necessários nesta idade, a menos que o gato apresente interesse e curiosidade. 
Procure dar atenção ao gato idoso, pois pode se estressar mais facilmente e mostrar-se mais ansioso. Caso haja mais animais na casa, faça agrados para seu gato, para que não se sinta abandonado.
Se seu gato apresentar problemas de parasitas é muito importante que seja tratado. Gatos idosos estarão mais indispostos e com imunidade reduzida. Escovar o pelo do gato com uma escova macia pode ajuda-lo a se sentir melhor, principalmente se o gato tiver pelo longo.
Apesar da velhice e dos problemas que costumam acompanhá-lo nesta fase, o gato pode conviver com essas limitações e desfrutar da velhice tranquilamente, e apesar da idade, continua sendo uma ótima companhia que pode durar muitos anos.




                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário